O Museu de Arte Moderna (MAM) recebe, neste domingo (12), a VII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais. Os filmes escolhidos abordam a temática dos animais, com o objetivo de desenvolver mais respeito na sociedade. A entrada é gratuita.
A novidade desse ano é a mudança de cidade. Antes, o Rio de Janeiro havia recebido apenas as edições itinerantes, e agora será o palco oficial de lançamento da edição 2017. A mostra é um dos mais relevantes eventos de cinema do mundo, voltado totalmente para a discussão dos direitos dos animais e os impactos socioambientais que a interação dos humanos com os outros animais pode trazer.
Os filmes irão concorrer à estatueta do evento, o famoso OSCOW (Oscar com cabeça de vaca) e, para tal, vieram produções de diversos países, como África do Sul, Estados Unidos, Espanha, Hungria, Chile e diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Curitiba.
O presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Ricardo Laurino, diz que o festival atrai públicos diferentes.
“Pessoas apaixonadas por animais formam um público naturalmente apoiador da mostra, mas o tema dos direitos animais sensibiliza outros públicos também, como ecologistas, defensores da abolição de testes farmacológicos em animais, pessoas que lutam contra o uso de pele ou couro animal na indústria de moda”.
Além dos filmes, uma feira vegana e campanha de adoção com animais da Subsecretaria de Bem-Estar Animal e da ONG Focinhos de Luz farão parte do evento. Cães e gatos que foram abandonados ou resgatados de maus tratos, castrados e vacinados vão estar disponíveis em busca de um lar. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, passar por uma entrevista com o responsável da adoção, levar documentos pessoais e comprovante de residência.
Serviço
Data: 12 de novembro
Horário: das 12h30 às 21h.
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO