Ele está presente na mesa de muita gente, em quase todas as refeições. Os humanos comem pão há milhares de anos.
Seja no café da manhã, acompanhando o almoço, ou em anches rápidos. Os pães são uma verdadeira paixão de muitas pessoas.
Você é daqueles que se vê uma parte do pão mofado apenas corta a parte e consome a parte ‘limpa’? Se já fez isso, você não sabe o risco que correu com esse pão mofado…
Quando o mofo cresce e se torna visível em um pedaço de pão, você só está vendo a ponta do iceberg, mas o que está “submerso” você nem tem ideia. Na verdade, o mofo envia uma rede de raízes semelhantes a fios por toda a fonte do alimento.
Não existe parte “limpa” de um pão mofado.
“O mofo é um tipo de fungo. Como um cogumelo, tem um vasto número de raízes chamadas hifas que se espalham abaixo da superfície visível. Portanto, todo o pedaço de pão está crivado de mofo ”,segundo a Tech Insider.
“Se você comê-lo continuamente, poderá ter sintomas de envenenamento, como vômitos, dor de estômago e danos nos rins. Mas é extremamente raro ”, segundo o médico-chefe Johan Tham.
A ingestão de alimentos contaminados com fungos pode resultar em doenças, incluindo doenças hepáticas, gastrointestinais e carcinogênicas.
Mas não é só comendo… Se você abrir um saco de pão mofado, não o cheire. Você está correndo o risco de inalar esporos de fungos que podem desencadear dificuldade respiratória, irritação nasal, ocular e até sibilos.