Os visitantes que forem ao Parque Nacional da Tijuca a partir deste fim semana devem ficar mais atentos ao cumprimento de regras impostas após a reabertura do espaço, que ocorreu no último dia 9. A administração do local decidiu intensificar as ações de fiscalização e autorizou a aplicação de multas para quem desrespeitar restrições impostas por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada porque mesmo com orientação de funcionários e sinalização em diversos pontos, houve insistência por parte do público em descumprir as novas medidas.
A multa para quem for flagrado desrespeitando regras pode variar de R$ 500 a R$10 mil. Além disso, fiscais também terão permissão para apreender equipamentos e materiais dos infratores.
Não é permitido entrar no Parque sem máscara, bem como reunir grupos de mais de dez pessoas, acessar mirantes, tomar banhos em cachoeiras e circular com veículos motorizados no local. Quem tira a máscara momentaneamente com a justificativa de que precisa recuperar o fôlego durante a atividade física também poderá ser autuado. A recomendação nesse caso é diminuir o ritmo do exercício com a proteção facial.
Publicações nas redes sociais com registros de descumprimento das normas também podem ser utilizadas como provas para a aplicação de multas. Para os gestores do espaço, quando o próprio usuário compartilha a foto ou o vídeo, ele assume publicamente o comportamento em desacordo com as novas regras.
Também é possível enviar denúncias para o e-mail denuncia.pnt@icmbio.gov.br. A administração reconhece a rigidez na atuação, mas ressalta que o trabalho de conscientização realizado há duas semanas é prioritário e continuará sendo feito antes da aplicação de sanções.
Confira as regras para visitar o Parque
- Uso obrigatório de máscara;
- Distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas;
- Visitantes devem respeitar os cordões de isolamento instalados em diversos pontos como a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador;
- Não são permitidas reuniões de grupos com mais de 10 pessoas;
- É proibido acessar cachoeiras, duchas, reservatórios e pequenas lagoas;
- Não são permitidas confraternizações e eventos em áreas abertas;
- O visitante deve transportar o próprio lixo para fora dos limites do Parque;
- Não é permitida a entrada de motos, carros, caminhões e vans.