Um Tenente da Polícia Militar foi baleado na tarde desta segunda-feira (24), durante uma tentativa de assalto na Avenida Raul Barros Vieira, na praça do Rodelão, localizada no Jardim Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O policial, identificado como Cavalcanti, estava retirando seu filho do carro quando foi surpreendido pelos criminosos e atingido por quatro disparos.
De acordo com informações preliminares, o Tenente Cavalcanti, que integra o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), foi abordado por dois assaltantes enquanto realizava a manobra para estacionar o veículo. Ao perceberem que se tratava de um policial, os criminosos dispararam várias vezes contra ele, mesmo após o agente tentar proteger seu filho.
Guarnições do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram imediatamente acionadas para a ocorrência. A vítima foi socorrida por uma viatura do PPC Metral e levada às pressas para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, onde passou por cirurgia de emergência. Seu estado de saúde é considerado grave, mas estável.
A tentativa de assalto ocorreu em plena luz do dia, assustando moradores e comerciantes da região. “Foi tudo muito rápido, ouvi os tiros e corri para dentro de casa com as crianças. Depois soube que era um policial que tinha sido baleado”, contou uma testemunha que preferiu não se identificar.
Até o momento, os criminosos conseguiram fugir e seguem sendo procurados pela polícia. Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) já estão investigando o caso e analisando imagens de câmeras de segurança da área para identificar os autores do crime.
Este incidente levanta novamente o debate sobre a segurança na Zona Oeste, região que tem registrado um aumento nos índices de violência e criminalidade. A população local, assustada, pede por mais patrulhamento e ações de combate à criminalidade para evitar que cenas como essa se repitam.