Em Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, servidores vivem drama com o atraso de salários e o pagamento de aposentadorias. Muitos, como mostrou o Bom Dia Rio nesta terça-feira (21), precisam da ajuda de parentes para pagamentos de conta de água e de luz. Apenas São João de Meriti tem um calendário de pagamento para ajudar a dar esperança aos servidores.
Rita Irene, de 73 anos, foi servidora de São João de Meriti varrendo as ruas do município. Hoje, não vê o dinheiro da aposentadoria em sua conta: já são dois meses sem cair nenhum centavo. ” Se não fosse minha filha, eu já tinha morrido até de fome”, afirma Rita.
Rita tem diabetes, pressão alta e insuficiência cardíaca e, em junho, perdeu a visão do olho direito. Ela gasta R$ 500 por mês em remédios, fora as contas atrasadas. A filha, Ilma, se revolta. “Semana passada a Light esteve na casa dela pra cortar a luz dela. Como ela pediu muito, chorou, se humilhou eles não cortaram. Tô com contas atrasadas que já venceram. Quatro contas, fora o condomínio que não tá aqui”, lamenta.
Os aposentados e pensionistas de São João de Meriti não receberam os pagamentos de setembro nem outubro. “Tive que pedir ajuda a parente pra poder pagar conta de luz. Gás falta, tenho que ficar pedindo a um e a outro um pouquinho de dinheiro pra poder comprar o gás. Passo necessidade de alimentação, de condução , remédio, das coisas que preciso e não tenho”, afirma Marli.
Duque de Caxias e Belford Roxo
O professor Cristiano Costa, da rede municipal em Duque de Caxias, diz que nunca sabe quando receberá o salário. “Toda essa situação é bem difícil. Tenho dívida com o banco que é menor do que a prefeitura me deve. Isso tá me atrapalhando. Pago contas com atraso. O salário tá sendo consumido em pagamento de juros das contas atrasadas”, explicou ele.
Em Belford Roxo, são dois meses de atraso, além das parcelas dos salários atrasados de 2016 – que também não chegam.
“Eu não pago conta, eu pago juros. Perdi cartão, plano de saúde. Eu não tenho plano de saúde. As colegas também não estamos pagando conta. Estamos pagando juros. Quando recebe eu vou lá e não consigo pagar conta porque é juros em cima de juros”, lamenta Marli.
A prefeitura de São João de Meriti informou que o pagamento de setembro dos inativos não foi totalmente efetuado, e que outubro ainda não foi pago. A sexta parcela, referente ao ano passado, foi quitada. Quanto aos servidores da ativa, a prefeitura disse que o mês de setembro está pago, e o mês de outubro, que começou a ser pago, vai estar totalmente quitado nos próximos dias. As prefeituras de Duque de Caxias e Belford Roxo não responderam até a publicação desta reportagem.
FONTE: G1