Dolores O’Riordan, vocalista da banda The Cranberries, morreu aos 46 anos nesta segunda (15/1), em Londres. Segundo informações de veículos de imprensa ingleses, representantes da artista irlandesa confirmaram o falecimento em nota, sem dar detalhes do que causou o óbito. Ela estava em Londres para sessões de gravação.
Natural de Limerick, na Irlanda, Dolores alcançou sucesso global nos anos 1990 a bordo do Cranberries, década em que a banda estourou por meio de hits como “Linger”, “Dreams”, “Zombie”, “Ode to My Family” e “Salvation”. A Cranberries acumula mais de 40 milhões de discos vendidos mundialmente.
Dolores entrou para a banda depois de participar de uma audição. Mike e Noel Hogan, irmãos criadores da The Cranberry Saw Us (antigo nome da formação) junto com Fergal Lawler, perderam o vocalista Niall Quinn já no primeiro ano de atividade, em 1989.
Após a saída de Quinn, ela foi aprovada ao mostrar “Linger”, composição de lavra própria, e acabou se tornando o coração do grupo, assinando a maioria das canções.
Combinando indie, pop rock e folk, a Cranberries estourou já no disco de estreia “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?” (1993), trabalho carregado pelos hits “Linger” e “Dreams”.