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Início » Destaque » ONG Meu Rio cria campanha para que Cedae devolva valor da conta de janeiro aos consumidores

ONG Meu Rio cria campanha para que Cedae devolva valor da conta de janeiro aos consumidores

9 de fevereiro de 2020
ONG Meu Rio cria campanha para que Cedae devolva valor da conta de janeiro aos consumidores
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ONG Meu Rio cria campanha para que Cedae devolva valor da conta de janeiro aos consumidores

RIO — A ONG Meu Rio lançou nesta quinta-feira a campanha online “Cedae, essa conta não é minha”, que tem o objetivo de pressionar a Companhia Estadual de Águas (Cedae) a reembolsar o valor da conta referente ao mês de janeiro entregue à população do município. Em menos de 24h, mais de 23 mil pessoas já participaram da iniciativa, que consiste em enviar um e-mail ao presidente da Cedae, Hélio Cabral, solicitando a devolução do dinheiro.

A crise no abastecimento teve início há mais de um mês, após a proliferação da geosmina na água captada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, o que causou mudança no gosto e no cheiro da água distribuída. Nesta semana, a população sofreu com mais um problema: a falta de água após o sistema de captação ser fechado por 14 horas por conta da presença de detergentes no local.

— O Meu Rio sempre criou projetos para pedir por melhorias e a gente acredita em mudanças conquistadas a partir do engajamento e da participação de todos. Estamos acompanhando a crise da água, conversamos com especialistas e deputados, e decidimos então criar essa campanha. Entendemos que não há uma solução pronta para o problema. As obras necessárias terão impacto em dois, quatro anos, por isso decidimos, agora, pressionar por uma solução a curto prazo. A população do Rio não pode pagar por essa conta se a Cedae não presta um bom serviço — disse Ully Ribeiro, mobilizadora do Meu Rio.

Ao longo do último mês, moradores relataram terem sofrido com sintomas como enjôos e diarréia após o consumo. A companhia, porém, nega que a geosmina cause riscos à saúde e defende a potabilidade de água. A corrida por água mineral e novos filtros e supermercados e lojas especializadas comprovou o receio da população.

Para tentar resolver o problema, a Cedae iniciou no dia 23 de janeiro o processo de pulverização de carvão ativado no Guandu. A previsão era de que o problema fosse resolvido em uma semana, o que não aconteceu. No fim deste prazo a empresa começou a utilizar argila ionicamente modificada na lagoa próxima à captação para indisponibilizar o fósforo, nutriente indispensável na proliferação das algas. Até hoje, porém, há queixas em relação da qualidade do líquido que sai das torneiras.

A Defensoria Pública do Estado negocia uma indenização coletiva aos consumidores, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom). O entendimento prévio é que a compensação poderá ser feito por meio de redução na conta de água, mas os valores ainda serão calculados e debatidos. O acordo deve ficar pronto até o dia 10 de fevereiro.

 

Fonte: o Globo

 

 

 

 

 

 

 

 

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