As chamadas unhas postiças são acessórios que já caíram no gosto das mulheres e meninas brasileiras, entre outros. Dar aquele charme e em alguma vezes até passar uma mensagem, quando por exemplo as unhas são pintadas com as cores de um país ou time, são algumas das funções do acessório.
Porém todo cuidado é pouco. O ideal é que se cheque a procedência da unha, que em sua maioria são fabricadas na China, e não contam com um bom padrão de qualidade.
Dermatologistas alertam para o perigo, e lembrando que já houve casos de amputação de dedos por conta do uso de uma unha desse tipo. Foi caso da britânica Sarah Greenaway, de 17 anos, decidiu colocar unhas postiças. No dia seguinte, ela sentiu dores no dedo indicador da mão direita e percebeu que, abaixo da unha, a pele estava esverdeada e preta. Na ocasião foram ministrados antibióticos, que não resolveram o caso e a garota teve de passar por uma cirurgia para amputar a parte de cima do dedo.
“Foi muito assustador, estava chorando de dor”, disse Sarah. A operação durou uma hora e, além da amputação, também consistiu em abrir o dedo todo e limpá-lo. Enquanto estava em recuperação, Sarah contraiu uma grave infecção bacteriana e teve que passar mais duas noites isolada no hospital. Agora, ela passa por sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do dedo.
“Não consigo entender como meu dedo ficou tão infeccionado. Pode ter sido um lote de cola ruim e estamos pensando em tomar medidas legais”, disse a jovem. No entanto, a especialista em pele Louise Thomas-Minns afirmou ao Daily Mail que o motivo pode ter sido a má preparação da unha antes de usar a cola. “Se a unha estiver molhada ou suja antes de a cola ser aplicada, permite que a infecção surja e se reproduza”, disse.
Com informações do Daily Mail.