Nesses dias de verão intenso, ficar mais perto do verde ajuda, e muito, a dar uma refrescada. Por isso, o nosso Programão é em Barra de Guaratiba. É lá que fica o Sítio Roberto Burle Marx; um espaço dedicado à pesquisa, difusão e preservação do legado cultural de um dos maiores nomes da arquitetura e também do paisagismo do Brasil.
Gabrielle Rangel, biológa e guia, detalha: ‘Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do mundo. Ele foi não só paisagista, mas também pintor, escultor, desenhista, fazia design de joias, tapeçaria, azulejos, figurinos de óperas , de teatro , ele cantava ópera também, tocava piano e falava mais de seis idiomas’.
A grande casa foi comprada por Burle Marx no final anos 1940. Ele se mudou para lá só em 1973 e, em 1985, fez a doação de toda a área e do acervo para criação de um muse. O paisagista continuou morando no local, trabalhando, produzindo, fazendo a sua arte, até morrer, em 1994.
Dentro da casa encontramos coleções de arte popular brasileira e arte pré-colombiana, trabalhos de designers estrangeiros, a sala de jantar, o piano , a foto dos pais, além de pinturas e esculturas feitas pelo próprio Burle Marx. Uma outra parte bem interessante da casa é o quarto dele, que se mantém intacto. A gente pode ver os calçados, os óculos, as pinturas que ele fazia, com direito a um auto-retrato, e a cama com uma colcha pintada pelo artista.
O público vai poder visitar a Capela Santo Antônio da Bica, de 1690, que foi restaurada por Burle Marx. Gabriela Rangel completa: ‘A capela estava em ruínas, ele precisou restaurá-la e, desde o momento em que o restauro foi feito, a capela passou a funcionar normalmente. Então, a gente tem missas, tem casamentos aqui e é sempre muito bonito, porque os jardineiros que aprenderam com o próprio Burle Marx , decoram a capela’.
Na visita vamos conhecer também o primeiro ateliê dele, a Cozinha de Pedra, um espaço que Burle Marx criou para para fazer festas e também o Ateliê-Casa, que está sendo restaurado e vai ficar pronto em fevereiro.
Para completar, encontramos no sítio mais de 3500 espécies de plantas tropicais. A visita tem duração entre uma hora e meia e duas horas e percorre aproximadamente 1.800 metros num caminho que se eleva 45 metros desde o ponto de partida.
Maria Gorete Ferreira de Lima, auxiliar de serviços gerais que trabalhou com Burle Marx, traduz muito bem a alma dessa pessoa tão especial: ‘Hoje mesmo eu falei que ele não poderia ter morrido. Ainda poderia estar vivo, junto com a gente. Porque a gente fica com saudade, né…’
Depois dessa visita, nada melhor do que aproveitar os sabores e temperos de Barra de Guaratiba!!
Um programão completo!
Sítio Roberto Burle Marx
de terça a sábado , às 9h30 e 13h30
fechado aos domingos e feriados
O agendamento é obrigatório
feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h,
pelo telefone (21) 2410-1412
ou pelo site: visitas.srbm@iphan.gov.br
ingresso R$ 10 (inteira)