A partir desta sexta-feira (1º), passageiros que utilizam o Terminal BRT Metropolitano Pedro Fernandes, no Trevo das Margaridas, em Irajá, na Zona Norte, terão acesso a novas linhas saindo de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ampliação foi anunciada pela Prefeitura do Rio, em parceria com o governo estadual.
Ao todo, quatro ônibus sairão de Nova Iguaçu (113B, 114B, 118B e 479I), e três (474B, 512B e 514B) de São João de Meriti.
Nesta primeira etapa, dez linhas intermunicipais farão integração no terminal, com intervalos de até 20 minutos. Já o serviço de ida e volta do BRT entre o Terminal Metropolitano Pedro Fernandes e o Terminal Intermodal Gentileza levará até três minutos. Antes e depois do intervalo, os ônibus voltarão a circular até a Central do Brasil.
Passageiros que usarem a integração tarifária podem economizar até metade da tarifa cheia e reduzir o tempo de viagem em até 50%. Cerca de 60% dos moradores da Baixada trabalham no Rio diariamente
O terminal dá acesso ao BRT Transbrasil com frota nova, ar-condicionado e calha exclusiva. Dois serviços conectam o local ao Terminal Intermodal Gentileza: o 70, parador, em cerca de 32 minutos, e o 73, expresso, em aproximadamente 20 minutos. O BRT opera com intervalos de três minutos e os ônibus intermunicipais, de 20 minutos.




